sábado, 30 de abril de 2016

Ervas

A Essência das Ervas nos Banhos, Chás e Defumações de acordo com   o Orixá

 

Acácia: É utilizada em defumações e banhos de limpeza. Ótima na cura de úlcera e erisipela. (Oxóssi)

Alecrim do Campo: É muito usado nas defumações de terreiros de Umbanda e em banhos de limpeza quando há cargas negativas rondando. Resolve o reumatismo, quando aplicado em banhos. A composição de 03 galhos de alecrim mais 03 galhos de poejo, 07 folhas de guaco e 03 galhos de manjericão será um excelente xarope contra catarro no peito e garganta inflamada. (Oxalá)

Alecrim do Mato: Atua como analgésico, estimulante e digestivo. Purifica o ambiente, ajudando na saúde, e tirando as cargas negativas. (Xangô)

 Alface: Indicado para os casos de insônia. Chama o sono e pacifica os nervos. (Iansã)

Alfavacão: Seu chá controla principalmente as tosses e o catarro dos brônquios. O xarope é eficaz no combate da coqueluche. (Oxóssi)

Alfavaca roxa: Muito usada em banho de limpeza e/ou descarrego. Seu chá serve, para emagrecer. (Omolu)

Alfavaquinha: É utilizada em defumações e em banhos de descarrego. (Oxóssi) 

Alfazema: A Alfazema é usada nos banhos de limpeza e nas defumações pessoais ou de ambientes. É usada nos banhos para magias amorosas ou em forma de perfume como excelente excitante O chá caseiro do floral é usado contra tosses e bronquites. (Oxossi, Iansã, Omolu e Ibêjis)

Arnica: É muito usada, após 03 a 07 dias de infusão na cachaça age como cicatrizante, recompondo o tecido lesado nas escoriações. Atua como antiinflamatório, sedativo, relaxante muscular. (Oxum)

Arruda: É utilizada em defumações, em banhos de descarrego e seus galhos são muito úteis nos benzimentos. (Oxalá, Iansã)

Azedinha: É usado no combate da disenteria, de gases e febrífugo. (Xangô)

Bambu: Muito usado em casos de perturbações nervosas, nas disenterias e diarréias. (Exu e Iansã)

Bananeira: A medicina caseira prepara de sua seiva um excelente xarope eficáz nos males das vias respiratórias e/ou doenças do peito. (Oxum e Exu)

Camomila: É usada nos banhos de descarrego, nas lavagens intestinais das crianças, contra cólicas e regula as funções do intestino. O chá das estimula o apetite e é calmante. (Oxum, Omolu, Iemanjá, Nanã e Ibêjis)

Capim-limão: Erva sagrada nas defumações periódicas que se fazem nos terreiros. Propicia a aproximação de espíritos protetores. O chá caseiro é aplicado em casos de, resfriados, tosses, bronquites. (Oxóssi)

Cebola do mato: Suas folhas cozidas ajudam na cicatrização de feridas. (Omolu)

Coentro: Erva utilizada para regular as funções digestivas e eliminação de gases intestinais. (Oxum, Omolu)

Colônia: Muito usada em banhos de limpeza e/ou descarrego. Seu chá Combate as tosses rebeldes, bronquites agudas e o catarro no peito. (Iemanjá e Ibêjis)

Dormideira: É utilizada em banho de descarrego. Utiliza-se o cozimento da planta para gargarejo e bochecho em casos de inflamação. (Xangô)

Erva Cidreira: É calmante, analgésico, regula a pressão arterial, dá um sono tranqüilo. (Nanã e Ibêjis)

Guaco: Combate as tosses rebeldes, bronquites agudas, catarro no peito e principalmente garganta inflamada. A composição de 07 folhas de guaco mais 03 galhos de poejo, 01 colher de chá de gengibre ralado e 03 galhos de manjericão será um excelente xarope contra catarro no peito e garganta inflamada. (Oxóssi)

Hortelã brava: Seu uso é excelente para combater o veneno de cobras e escorpiões. É eficaz contra catarros pulmonares, asma e tosse nervosa. (Omolu)

Jenipapo: As folhas são usadas em banhos de descarrego e limpeza. O cozimento das cascas é excelente para o tratamento de úlceras. (Omolu)

Jurubeba: A folha e o fruto permitem o bom funcionamento do fígado e do baço. Como também previne hepatite com ou sem edemas. (Exu, Ogum e Omolu)

Levante: É utilizada em todas as obrigações de cabeça, e nos banhos de limpeza de filhos de santo. O chá caseiro é aplicado em casos de resfriados, tosses e catarro no peito. (Ogum, Xangô, Iemanjá e Obaluaiê)

Manjericão Branco: Os filhos do orixá da Justiça usam-no em banhos de limpeza relaxante. É antigripal e fortificante (Xangô)

Manjericão roxo: Empregado em todas as obrigações de cabeça e nos filhos deste orixá. Muito usada em banhos de limpeza ou descarrego. O chá das folhas em difusão combate o catarro dos brônquios e dos pulmões. (Ogum e Omolu)

Romã: Os filhos do orixá dos ventos usam-na em banhos de limpeza. A casca é usada no combate à inflamação da garganta e da boca. Poderá ser feito gargarejo ou em caso de garganta inflamada o chá da casca sem açúcar. (Ogum e Xangô)

Sabugueiro: É decisiva no tratamento das doenças eruptivas: sarampo, catapora e rubéola. O cozimento das flores é excelente para a brotação e a secagem do sarampo. (Oxóssi, Ogum e Omolu)



O Poder das Ervas nos Chás


  • Alecrim: Anti-depressivo. Aguça a memória.
  • Alfazema: Estimulante para o cérebro, relaxante. Bom para melhorar resfriado.
  • Boldo-do-chile: Facilita a digestão e ajuda no funcionamento do fígado.
  • Camomila: Calmante. Traz bom sono. Usadas também para digestão e dor intestinal.
  • Canela: Combate o resfriado; aumenta a contração do sangue no últero.
  • Confrei: Combate diversas doenças, uma delas é a úlcera.
  • Couve: Combate azia, gastrite e úlcera.Ótimo alimento contra anemia. Além de ter bastante ferro. 
  • Cravo:Estimula a memória. Bom para o sono.  
  • Erva cidreira:Traz serenidade. Controla a pressão. Redução de gases intestinais.
  • Erva-doce: Combate gases, cólicas intestinais, gastrite nervosa e purifica o mau hálito.
  • Eucalipto: Combate resfriados. Calmante. Inspira renovação.
  • Gengibre: Atua contra o stress. Ótimo contra resfriados.
  • Hortelã: Combate cólicas. Anula azia e gastrite. Proporciona auto-confiança.
  • Limão: Estimula o sistema nervoso central.
  • Mel: Calmante.
  • Menta: Refresca, combate a melancolia e o resfriado.
  • Noz moscada: Ótimo depurativo. Repelente de resfriados.
  • Poejo: Ação digestiva,expectorante e antiespasmódica.
  • Rosa branca: Combate a tristeza, a melancolia. Calmante.


                                           O Poder das Ervas nos Banhos Ciganos


01 - Banho para atrair mulheres: Ferva 2 litros de água e desligue o fogo. Coloque: 7 paus de canela, 3 punhados de catuaba ( a planta), 21 cravos da índia, 3 punhados de camomila ( a planta), 7 gotas do seu perfume pessoal. Tampar a panela e deixar descansar por pelo menos 03 ou 07 horas. Jogue do pescoço para baixo sempre de cócoras e virado para a direção da porta da rua. não se enxugue, use um roupão e coloque mais um pouco do seu perfume e boa sorte.

02 - Banho para não deixar o homem sair de casa: 02 rosas vermelhas, 02 rosas amarelas, Flor de laranjeira e 01 pano de chão virgem. Macere as rosas e deixe-as de molho na água por 03 horas ou mais. Tome seu banho comum depois despeje esta jarra com o banho de rosas da cabeça para baixo e ofereça com uma oração à Cigana Protetora, fazendo o seu pedido. Não seque. Use um roupão e deixe a água secar normalmente. (07 dias). Pegue a Flor de Laranjeira, depois que a casa tiver sido lavada, despeje em uma jarra acrescentando um pouco de água. Jogue-a na casa, passando o pano levemente e seque normalmente. (Três dias).

03 - Banho de Limpeza: 3 galhos de guiné 3 galhos de alecrim 1 espada de São Jorge partida em três (retirando-se a ponta e a raiz) 3 folhas de louro
3 galhos de arruda 3 punhados de alfazema 3 punhados de levante Ferver água, desligar o fogo, jogar as ervas e abafar.

04 - Banho para fortalecer a aura: 7 rosas brancas e 2 litros de água. Macere as rosas e jogue-as na água. Deixe-as de molho no mínimo por três horas. Jogue da cabeça para baixo sempre fazendo uma oração ao seu Anjo protetor.

05 - Banho de amor para mulheres atraírem homens: 7 rosas vermelhas sem os cabos 7 gotas de mel Macere as rosas e jogue-as na água com o mel. Deixe-as de molho no mínimo por três horas. Jogue da cabeça para baixo sempre fazendo uma oração.

06 - Banho para prosperidade7 folhas de pitanga 7 folhas de romã 7 folhas de café 7 folhas de melissa 7 folhas de eucalipto 7 folhas de manjericão 7 folhas de dinheiro em penca Ferver água suficiente, desligar o fogo, jogar as ervas, e abafar. 

07 - Banho para recuperar a saúde: 250 gr de canjica 7 gotas de mel Em 2 litros de água, cozinhe a canjica com o mel, até que esta fique no ponto. Coe, jogue da cabeça para baixo. 

08 - Banho para abrir os caminhos: 250 g de canjica branca 01 vela de sete dias mel algodão 01 prato branco Em 2 litros de água, cozinhe a canjica com o mel, até que esta fique no ponto. Coe, jogue da cabeça para baixo. O milho cozido coloque em um prato branco ao redor de uma vela de 07 dias. Cubra com o algodão e depois ponha o mel.Acenda a vela e faça uma oração ao seu Anjo da Guarda. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário